segunda-feira, julho 20, 2009

IT-LIST: Compras, gastrô e arte, o melhor em Istambul, por Sonia Isnard

Conforme adiantamos na semana passada, seguem as impressões da empresária Sonia Isnard sobre a rica cidade de Istambul.

"O Grand Bazaar é uma grandiosa feira de suvenirs, onde encontramos suzanis (tecidos bordados tradicionais do Uzbequistão), chatuches (encharpes feita com pelo de carneiro maltês), pashiminas (sobretudo as com padronagens otomanas), kilims (tapetes com estampas geométricas)... Trouxe vários olhos turcos para afastar o mau olhado dos meus familiares e das minhas amigas."

"O Ulus 29 é um restô que fica numa colina, com incrível vista para o Estreito de Bósfaro. Sugiro ir ao enterdecer, para aproveitar toda a beleza da panorâmica. Ah, e o melhor: o tempero do carneiro é sensacional!"

"Topkapi é um enorme complexo com os palácios onde viviam os sultões. Hoje, foi transformado em museu. Vimos uma expo de joias formidável, onde estava a maior esmeralda do mundo. Também visitamos o harém, que é o espaço onde ficava a família do sultão. Quem for mais para o fim do ano, atenção para novo cômodo de Topkapi que eles abrirão para visitação: a cozinha!"

A PARTIR DE CIMA, NO SENTIDO HORÁRIO (Reproduções da internet): poltrona do Ulus 29, vista do palácio de Topkapi e suzani à venda no Grand Bazaar

Nenhum comentário: