segunda-feira, julho 19, 2010

We love couture







Poucas coisas em moda são tão mais lindas quanto um bom desfile de Haute Couture. E a Maison Dior nunca decepciona com os seus! Na coleção outono/inverno, desfilada no começo de julho em Paris, John Galliano se inspirou nas flores para criar vestidos que pareciam saídos de um enorme bouquet.

Reparem nos detalhes das peças, as várias camadas de tecido, o preciosismo do acabamento. As coleções de alta costura se destacam das demais exatamente por isso, nelas o estilista não está preocupado em ser comercial, ele pode sonhar e usar tudo de melhor em termos de materiais, tecidos, mão de obra. Os resultados são verdadeiras obras de arte. As peças se forem vendidas, serão feitas sob medida para algumas clientes (poucas infelizmente) que podem pagar por elas.

O termo Haute Couture é protegido por lei e só pode ser usado por marcas registradas e aprovadas pela Chambre syndicale de la haute couture que entre outros requisitos, precisam ter um atelier em Paris que empregue ao menos quinze funcionários especializados, faça só roupas sob medida para este segmento, e apresente desfiles em Paris duas vezes por ano para mostrar suas coleções.

Atualmente o sindicato de alta costura tem como membros permanentes somente onze marcas entre elas Dior, Givenchy e Chanel, além de alguns membros estrangeiros e membros convidados. Infelizmente alta costura é um segmento em extinção pelos seus altos custos, falta de mão de obra especializada e também de clientes poderosas. Uma pena, os desfiles são tão lindos....


Nenhum comentário: